Relacionamento de longo prazo, a coisa esfriou?

Sabemos que para ter um relacionamento conjugal bem sucedido, alguns fatores são fundamentais, como confiança, empatia e cumplicidade. Mas, outro fator que também tem um peso importantíssimo é a qualidade da vida sexual. A gente sabe que é comum que a
frequência sexual diminua com o passar do tempo. Uma pesquisa britânica revelou que 29% dos participantes casados não tinham relações sexuais há mais de um mês.

Pois é, isso parece ser algo natural no relacionamento, as pessoas vão ficando com preguiça e pouco motivados para iniciarem um momento erótico a dois, e não faltam desculpas, colocam a culpa na rotina, no cansaço, nas preocupações relacionadas ao trabalho e vida financeira. Por vezes o relacionamento começa a desandar, a enferrujar, as discussões
começam a se intensificar e daí por diante, a coisa vai ladeira
abaixo.  A boa notícia é que há solução! Mas é importante estar ciente de que se você não quiser se ajudar, ninguém fará isso por você. E o primeiro passo é ter força de vontade, deixar o comodismo de lado e partir para a ação. Se você sente que não tem forças para solucionar essas questões, busque ajuda profissional!

Vou de deixar algumas dicas interessantes: vivam mais momentos a dois, conversem com mais frequência e qualidade, diálogo é sempre fundamental. Não deixe para conversar apenas na hora de “discutir o relacionamento”, pois, nesse caso, sua parceria vai querer evitar a conversa por acreditar que o papo do casal é sempre para “rolar mais estresse”. Reciprocidade e empatia são bases para uma vida conjugal prazerosa.  Compartilhem seus desejos e busquem realizar fantasias. E não precisa ser nada muito mirabolante, o importante é vocês aproveitarem isso juntos. Atenção, não renuncie a você! Autoconhecimento e boa autoestima são combustíveis imprescindíveis para uma saúde mental e sexual satisfatória. 
Amor próprio é um pré-requisito para amar o outro. Não procrastine, não coloque os problemas mal resolvidos embaixo do tapete, são os seus pensamentos somados as ações práticas do cotidiano que vão mudar a sua vida para melhor!
Bora começar?