psiqui

Para muitas pessoas ainda há um certo TABU e
preocupação em consultar com um médico psiquiatra.

Algumas pessoas têm preconceito em buscar ajuda do Psiquiatra pois acreditam no estigma de que o psiquiatra é um médico “para tratar loucos”. Existe também o medo de ficar “viciado” nos remédios,  “sonolento” e ter que “tomar medicação pelo resto da vida”.
Esses são exemplos de pensamentos que já encontrei em muitas pessoas, antes de me conhecerem. Mas não se preocupe! Quando conversarmos pessoalmente, todos esses questionamentos serão sanados e você vai perceber que ser atendido por um psiquiatra não é um “bicho de sete cabeças”.

O que esperar da primeira consulta com o psiquiatra?

A primeira consulta com um médico psiquiatra é bastante similar a outras consultas de qualquer outra especialidade médica. O paciente tem total liberdade para falar sobre o problema que o trouxe até o consultório. O médico psiquiatra escuta atentamente o paciente, avalia seus sintomas emocionais e físicos e, caso indicado, pode solicitar exames complementares. Em geral, na primeira consulta já é possível traçar uma ideia do tratamento.  A conduta de tratamento envolve orientações sobre saúde, mudanças de estilo de vida, esclarecimentos de eventuais dúvidas e questionamentos. Além disso, medicação, terapia ou ambos, também podem ser indicados. 

Exemplos de transtornos mentais: